O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente

Autores

  • M. Brenda Eugenia Franco Corona Universidad de Guanajuato; Escuela de Enfermería y Obstetricia de Guanajuato
  • Emilia Campos de Carvalho Universidad de São Paulo; Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000600003

Palavras-chave:

enfermagem, processos de enfermagem, ensino, docente de enfermagem, educação em enfermagem, prática profissional

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o significado do ensino do Processo de Enfermagem (PE) para o docente, por meio da Teoria Representacional do Significado. Participaram da pesquisa dez docentes da Universidade de Guanajuato. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário. A análise partiu da perspectiva da teoria mencionada. Todos os professores conhecem, ensinam e aplicam o PE. Além disso, referem a importância de seu ensino e prática pelos profissionais de enfermagem. Em conclusão, quanto ao significado do processo, percebe-se uma tendência dos professores em reconhecê-lo como um método científico e um instrumento importante na ação do profissional de enfermagem; quanto ao significado do ensino do PE, é considerado como ensino fundamentado, indispensável e atualizada para a disciplina, desde que abrange as cinco etapas que o integram.

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Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(6), 929-936. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000600003