O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000600003Palavras-chave:
enfermagem, processos de enfermagem, ensino, docente de enfermagem, educação em enfermagem, prática profissionalResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o significado do ensino do Processo de Enfermagem (PE) para o docente, por meio da Teoria Representacional do Significado. Participaram da pesquisa dez docentes da Universidade de Guanajuato. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e questionário. A análise partiu da perspectiva da teoria mencionada. Todos os professores conhecem, ensinam e aplicam o PE. Além disso, referem a importância de seu ensino e prática pelos profissionais de enfermagem. Em conclusão, quanto ao significado do processo, percebe-se uma tendência dos professores em reconhecê-lo como um método científico e um instrumento importante na ação do profissional de enfermagem; quanto ao significado do ensino do PE, é considerado como ensino fundamentado, indispensável e atualizada para a disciplina, desde que abrange as cinco etapas que o integram.Downloads
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Publicado
2005-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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O significado do ensino do processo de enfermagem para o docente. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(6), 929-936. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000600003