Uso do Chat Generative Pre-trained Transformer na escrita acadêmica em saúde: uma revisão do escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7133.4195

Palavras-chave:

Enfermagem; Inteligência Artificial; Publicações Científicas e Técnicas; Redação; Pesquisa; Ciências da Saúde

Resumo

Objetivo: mapear a literatura científica referente ao uso do Chat Generative Pre-trained Transformer , ChatGPT, na escrita acadêmica em saúde. Método: tratou-se de uma revisão de escopo, seguindo o método do JBI. Foram incluídas bases de dados convencionais e literatura cinzenta. A seleção dos estudos foi realizada após a remoção de duplicatas e avaliação individual e em pares. Os dados foram extraídos com base em um roteiro elaborado, e apresentados de forma descritiva, tabular e gráfica. Resultados: a análise dos 49 artigos selecionados mostrou que o ChatGPT é uma ferramenta versátil, que contribui para a produção científica, descrição de procedimentos médicos e elaboração de resumos alinhados aos padrões das revistas científicas. Sua aplicação melhorou a clareza da redação e beneficia áreas como inovação e automação. Também foram observados riscos, como a possibilidade de falta de originalidade e questões éticas. Perspectivas futuras destacam a necessidade de regulamentação adequada, adaptação ágil e busca por um equilíbrio ético na incorporação do ChatGPT na escrita acadêmica. Conclusão: o ChatGPT apresenta um potencial transformador na escrita acadêmica na área da saúde. Contudo, sua adoção requer supervisão humana rigorosa, regulamentação sólida e diretrizes transparentes para garantir seu uso responsável e benéfico pela comunidade científica.

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Publicado

2024-06-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Uso do Chat Generative Pre-trained Transformer na escrita acadêmica em saúde: uma revisão do escopo. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4195. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7133.4195