Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7214.4258

Palavras-chave:

Treinamento por Simulação; Inquéritos e Questionários; Educação; Ensino; Docentes; Competência Profissional

Resumo

Objetivo: traduzir e adaptar a Facilitator Competency Rubric para o idioma português e a cultura brasileira, e analisar as propriedades de medida. Método: estudo metodológico que cumpriu as etapas de tradução, síntese das traduções, back translation , revisão por um comitê de especialistas composto por sete profissionais, teste da versão pré-final com 33 facilitadores de simulação e submissão à autora do instrumento original. Para a validação de conteúdo, foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo e o Coeficiente de Kappa modificado. Para a confiabilidade foram avaliados o α de Cronbach e o Coeficiente de Correlação Intraclasse por 52 e 15 facilitadores de simulação, respectivamente. Resultados: foram realizadas duas rodadas de avaliação do conteúdo, com mudança de 19 itens na primeira avaliação e três itens na segunda. A escala geral alcançou α de Cronbach de 0,98 e Coeficientes de Correlação Intraclasse de 0,95 a 0,97. Conclusão: a Facilitator Competency Rubric foi traduzida e adaptada culturalmente à realidade brasileira e apresentou validade de conteúdo, confiabilidade e estabilidade, com resultados seguros para uso no ensino e na pesquisa.

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Publicado

2024-07-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Adaptação cultural e avaliação das propriedades de medida da Facilitator Competency Rubric para facilitadores de simulação clínica . (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4258. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7214.4258