Conhecimento, atitude e prática de puérperas adolescentes após intervenção educativa sobre minipílula anticoncepcional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7227.4351Palavras-chave:
Adolescente; Período Pós-Parto; Contracepção Hormonal; Aleitamento Materno; Enfermagem; Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: avaliar a efetividade de uma intervenção educativa no conhecimento, na atitude e na prática de puérperas adolescentes sobre minipílula como método de contracepção no pós-parto. Método: estudo quase experimental com pré e pós-testes realizado com 139 puérperas adolescentes em quatro maternidades públicas, utilizando-se um instrumento com questões sociodemográficas/gineco-obstétrica e um inquérito direcionado chamado Conhecimento, Atitude e Prática. Na análise, foram usados: software Statistical Package for the Social Sciences , versão 20.1 para Windows ; nível de significância de 5%; intervalo de confiança de 95%; teste Shapiro-Wilk para testar normalidade dos dados e teste t pareado. Resultados: os escores médios do instrumento Conhecimento, Atitude e Prática mostraram-se inadequados antes da intervenção educativa; após a intervenção, permaneceram inadequados, mas com discreta melhora; a atitude mostrou-se com inadequação acentuada. Tal instrumento, antes da intervenção, associou-se com idade, escolaridade, número de gravidezes e ter feito pré-natal; após a intervenção, além destas, teve associação com outras variáveis, como local de residência, estar estudando e ter usado método contraceptivo. Os três domínios tiveram associação entre si antes e após intervenção. Conclusão: a intervenção educativa, mediada pela enfermeira, foi efetiva para promoção de conhecimento, atitude e prática das puérperas adolescentes no uso adequado da minipílula como contracepção pós-parto.
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