Avaliação de competências do enfermeiro de prática avançada: validação de um instrumento para atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6958.4450Palavras-chave:
Estudo de Validação , Reprodutibilidade dos Testes , Prática Avançada de Enfermagem , Competência Profissional , Enfermeiras e Enfermeiros , Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: avaliar a validade de construto e a confiabilidade do Instrumento para Avaliação de Competências do Enfermeiro de Prática Avançada, versão brasileira, na Atenção Primária à Saúde. Método: estudo metodológico, realizado em 78 unidades da atenção primaria à saúde da região sudeste, com 215 enfermeiros. Os dados foram coletados por meio de três instrumentos: ficha para caracterização da amostra, versão brasileira do Instrumento para Avaliação de Competências do Enfermeiro de Prática Avançada e categoria Intervenções Terapêuticas da Escala de Competência do Enfermeiro. A validade do construto foi verificada por meio da análise fatorial confirmatória e do coeficiente de correlação de Spearman. A confiabilidade foi avaliada pelo alfa de Cronbach e Confiabilidade Composta. Resultados: na análise fatorial, o modelo convergiu para um resultado satisfatório, tendo sido necessário excluir seis itens, resultando em um instrumento com 38 itens distribuídos em oito dimensões. Na validade de construto convergente, foram observadas correlações positivas, significantes (p<0,0001) e variaram entre fraca a moderada magnitude (r=0,2701 e r=0,397). Foram encontradas evidências satisfatórias por meio da análise da Confiabilidade Composta (0,78-0,89). Conclusão: o instrumento demonstrou evidências de validade de construto e consistência interna. Poderá ser utilizado para auxiliar na implementação de estratégias de desenvolvimento da prática avançada na enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.