Efetividade de tecnologia educacional sobre prevenção do vírus da imunodeficiência humana/aids: ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7352.4516Palavras-chave:
Tecnologia Educacional; Enfermagem; Pessoa Idosa; HIV; Prevenção de Doenças; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.Resumo
Objetivo: avaliar a efetividade do jogo de tabuleiro “Mural de Risco” sobre prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/aids no conhecimento de pessoas com 50 anos ou mais em contexto escolar. Método: ensaio randomizado controlado, com dois braços, realizado em 18 escolas com 100 pessoas da Educação de Jovens e Adultos. Para a avaliação do conhecimento, utilizou-se instrumento ilustrado validado. A intervenção educacional ocorreu em grupos de 3 a 5 participantes, com o jogo “Mural de Risco”, na qual os participantes julgaram as imagens que representavam muito, pouco ou nenhum risco para a infecção pelo HIV. Na distribuição dos acertos aplicou-se o teste de McNemar. Resultados: observou-se aumento significativo das médias dos escores no grupo intervenção entre o momento basal e o trigésimo dia (p=0,001), o que não ocorreu no grupo controle (p=0,953). Conclusão: o jogo foi efetivo no aumento do conhecimento de pessoas com 50 anos ou mais sobre a prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana/aids. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-5w9tx9.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.