Intervenção educativa sobre biossegurança com trabalhadores de higienização e limpeza hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7449.4519Palavras-chave:
Educação Continuada; Saúde Ocupacional; Zeladoria Hospitalar; Equipamento de Proteção Individual; Exposição Ocupacional; Capacitação em ServiçoResumo
Objetivo avaliar a efetividade de uma intervenção educativa com trabalhadores da limpeza e higienização hospitalar na proteção de agravos por agentes biológicos. Método estudo prospectivo, quase experimental, do tipo antes e depois, com grupo único, com a análise do comportamento dos trabalhadores na adesão ao cumprimento às precauções-padrão. A coleta de dados ocorreu com 106 trabalhadores da limpeza e higienização por meio de questionário demográfico e ocupacional e de conhecimento e comportamento referido sobre a prevenção de agravos por agentes biológicos. Realizada a observação do comportamento dos participantes relacionados à biossegurança, pré e pós-intervenção educativa. Análise estatística descritiva e inferencial. Resultados 77,4% dos trabalhadores são do sexo feminino, aproximadamente 42% têm até um ano de serviço. Quanto ao grau de escolaridade, 39,6% do Ensino Médio completo e 29,2% Ensino Fundamental incompleto. Mediana do escore de adesão às precauções-padrão: pré-intervenção 14 pontos e pós-intervenção 17 pontos. Dentre a observação antes da paramentação a adesão da higienização das mãos com água e sabão de 41,7% para 75,0% após a intervenção. Conclusão a intervenção educativa, fundamentada em oficinas teórico-práticas e metodologias ativas, melhorou a adesão às práticas de biossegurança, evidenciada tanto pelo comportamento relatado quanto pela observação direta. A liderança e o compromisso dos gestores hospitalares são cruciais para a continuidade da educação e as práticas de biossegurança, assegurando a segurança dos profissionais e pacientes. Estudos futuros devem focar na saúde dos trabalhadores de limpeza e higienização hospitalar, incluindo os programas educativos e a relação entre suas atividades e a segurança dos pacientes contra as infecções nos serviços de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.