Prevalência de eventos adversos em artroplastias de quadril e joelho após aplicação de checklists cirúrgicos
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7658.4558Palavras-chave:
Assistência Perioperatória; Erros Médicos; Segurança do Paciente; Artroplastia; Lista de Checagem; Avaliação de Processos e Resultados em Cuidados de SaúdeResumo
Objetivo: identificar a prevalência de eventos adversos em pacientes submetidos a artroplastias de quadril e joelho após a implementação de checklists cirúrgicos. Método: pesquisa avaliativa, do tipo análise dos efeitos, conduzida em três períodos: antes (0- 2010) e após a intervenção (I- 2013; II- 2016), com consulta retrospectiva em uma amostra aleatória simples de 291 prontuários, entre novembro de 2020 e março de 2022. Utilizaram-se os formulários do Canadian Adverse Events Study e Global Trigger Tool para rastrear e confirmar eventos adversos. Os casos foram analisados por estatística descritiva e inferencial; valores de p ≤ 0,05 indicaram significância estatística. Resultados: observou-se, nos períodos pós aplicação de checklists cirúrgicos, uma redução na frequência de pacientes acometidos por dois ou mais eventos, de 27,8% para 11,3% (p = 0,002), e na prevalência geral, de 63,9% para 36,1% (p < 0,001). Houve uma redução na prevalência de pacientes acometidos por retenção urinária (33% para 3,1%; p < 0,001) e hemorragia (9,3% para 0%; p = 0,012). Registrou-se um aumento na prevalência de lesões de pele, de 2,1% para 10,3% (p = 0,043). Conclusão: houve uma redução na prevalência geral e da frequência de eventos adversos em pacientes submetidos à artroplastia após a implementação de checklists.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.