Teoria de Médio Alcance do diagnóstico de baixa autoestima situacional nos estudantes de graduação em enfermagem

Autores

  • Laís Vasconcelos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9678-4350
  • Layane Ryane da Silva Souza Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0009-0003-0052-1770
  • Marcos Manoel Sousa Silva Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0009-0007-3727-2404
  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5867-8023
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7255-960X

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7662.4651

Palavras-chave:

Teoria de Enfermagem; Autoimagem; Estudantes de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Processo de Enfermagem

Resumo

Objetivo: construir uma Teoria de Médio Alcance para o diagnóstico de baixa autoestima situacional em estudantes de enfermagem, a partir do mapeamento da literatura científica. Método: estudo metodológico voltado à construção de uma Teoria de Médio Alcance, desenvolvido com base no modelo teórico-causal e fundamentado no Modelo de Adaptação de Roy. O processo foi operacionalizado em seis etapas: (1) definição da abordagem para construção da teoria; (2) definição dos modelos teórico-conceituais; (3) identificação dos conceitos-chave; (4) elaboração de um esquema pictórico; (5) formulação de proposições; e (6) estabelecimento de relações causais e evidências para a prática. Resultados: foram identificados cinco atributos essenciais, 15 antecedentes e 23 consequentes clínicos. A análise desses elementos possibilitou o desenvolvimento da Teoria de Médio Alcance, composta por um diagrama ilustrativo, oito proposições, 12 relações causais e evidências para a prática. Conclusão: o pequeno número de estudos mostra a pouca exploração do tema no âmbito nacional e internacional. A Teoria de Médio Alcance ampliou a compreensão do diagnóstico de baixa autoestima situacional, oferecendo subsídios para a atuação do enfermeiro no contexto universitário.

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Publicado

2025-08-18

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Santos, L. V., Souza, L. R. da S., Silva, M. M. S., Lopes, M. V. de O., & Lira, A. L. B. de C. (2025). Teoria de Médio Alcance do diagnóstico de baixa autoestima situacional nos estudantes de graduação em enfermagem. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4651. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7662.4651