Teoria de Médio Alcance do diagnóstico de baixa autoestima situacional nos estudantes de graduação em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7662.4651Palavras-chave:
Teoria de Enfermagem; Autoimagem; Estudantes de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Processo de EnfermagemResumo
Objetivo: construir uma Teoria de Médio Alcance para o diagnóstico de baixa autoestima situacional em estudantes de enfermagem, a partir do mapeamento da literatura científica. Método: estudo metodológico voltado à construção de uma Teoria de Médio Alcance, desenvolvido com base no modelo teórico-causal e fundamentado no Modelo de Adaptação de Roy. O processo foi operacionalizado em seis etapas: (1) definição da abordagem para construção da teoria; (2) definição dos modelos teórico-conceituais; (3) identificação dos conceitos-chave; (4) elaboração de um esquema pictórico; (5) formulação de proposições; e (6) estabelecimento de relações causais e evidências para a prática. Resultados: foram identificados cinco atributos essenciais, 15 antecedentes e 23 consequentes clínicos. A análise desses elementos possibilitou o desenvolvimento da Teoria de Médio Alcance, composta por um diagrama ilustrativo, oito proposições, 12 relações causais e evidências para a prática. Conclusão: o pequeno número de estudos mostra a pouca exploração do tema no âmbito nacional e internacional. A Teoria de Médio Alcance ampliou a compreensão do diagnóstico de baixa autoestima situacional, oferecendo subsídios para a atuação do enfermeiro no contexto universitário.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.