Adaptação transcultural e validação do inventário Livello di Preparazione Alla Carriera Libero Professionale no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7849.4648Palavras-chave:
Empreendedorismo; Estudantes de Enfermagem; Mercado de Trabalho; Prática Privada de Enfermagem; Análise Fatorial; Estudo de ValidaçãoResumo
Objetivo: traduzir, adaptar e avaliar as propriedades psicométricas do inventário Livello di Preparazione Alla Carriera Libero Professionale para uso entre estudantes do último ano da graduação em enfermagem no Brasil. Método: estudo metodológico, de corte transversal, conduzido em duas fases. Na primeira, realizou-se a adaptação transcultural do inventário para o contexto brasileiro. Na segunda, suas propriedades psicométricas foram avaliadas com 328 estudantes do último ano da graduação em enfermagem, provenientes de diferentes regiões do Brasil. Resultados: a análise fatorial confirmatória confirmou uma estrutura de dois fatores, consistente com a versão original italiana. As cargas fatoriais foram significativas (p < 0,001), variando de 0,417 a 0,976. Os índices de ajuste atenderam aos critérios recomendados, validando a estrutura fatorial no contexto brasileiro. Os coeficientes alfa de Cronbach e ômega de McDonald foram superiores a 0,70 na maioria dos fatores e na escala geral, demonstrando confiabilidade. Conclusão: a versão brasileira do inventário demonstrou validade e confiabilidade para avaliar a preparação de estudantes de graduação em enfermagem do último ano para a carreira liberal, sendo uma ferramenta útil para professores e pesquisadores identificarem lacunas formativas relacionadas ao empreendedorismo de negócios nesse público.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.