Implicações do treino de habilidades e cenários simulados na motivação para a aprendizagem de estudantes de medicina: estudo experimental

Autores

  • Barbara Casarin Henrique-Sanches Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6531-8250
  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola Multicampi de Ciências Médicas, Caicó, RN, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2550-4155
  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Instituto Integrado de Saúde, Campo Grande, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4984-3928
  • Rodrigo Magri Bernardes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6232-704X
  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Bauru, Bauru, SP, Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5074-8939

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7661.4627

Palavras-chave:

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; Motivação; Aprendizagem

Resumo

Objetivo: verificar o efeito do treino de habilidades e dos cenários simulados realizados de forma subsequente ou tardia na motivação para aprendizagem de estudantes de medicina. Método: estudo experimental pré e pós-teste com grupo controle e intervenção. Participaram 50 estudantes do segundo ano de medicina, randomizados em dois grupos: grupo controle (exposição dialogada, treino de habilidades e cenários simulados após 12h) e grupo intervenção (exposição dialogada, treino de habilidades e cenários simulados após 21 dias). A Escala de Motivação Situacional foi utilizada para análise. Resultados: todos os estudantes apresentaram aumento na motivação. No grupo controle, a motivação intrínseca aumentou antes e após o cenário simulado (p=0,011). No grupo intervenção, a motivação intrínseca aumentou antes e após o treino de habilidades (p=0,013), antes e após o cenário simulado (p=0,024) e após o treino de habilidades comparado ao cenário simulado (p=0,011), com redução da amotivação (p=0,035). Conclusão: o treino de habilidades e os cenários simulados aumentam a motivação dos estudantes. Contudo, é necessário compreender melhor os impactos dos diferentes intervalos entre as atividades.

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Publicado

2025-10-27

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Henrique-Sanches, B. C., Costa, R. R. de O., Almeida, R. G. dos S., Bernardes, R. M., & Mazzo, A. (2025). Implicações do treino de habilidades e cenários simulados na motivação para a aprendizagem de estudantes de medicina: estudo experimental. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4627. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7661.4627