Letramento em saúde de cuidadores principais de crianças que necessitam de atenção especial à saúde: estudo transversal
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7860.4690Palavras-chave:
Letramento em Saúde; Criança; Doença Crônica; Cuidadores; Enfermagem Pediátrica; Segurança do PacienteResumo
Objetivo: explorar o letramento em saúde dos cuidadores principais de crianças que necessitam de atenção especial à saúde, identificando limitações e potencialidades e relação com variáveis socioeconômicas, fontes de informação e suporte social. Método: estudo transversal, descritivo e analítico, realizado com 139 cuidadores. Os dados foram coletados entre dezembro/2022 e abril/2023, em um hospital no Sul do Brasil, por meio do Children with Special Health Care Needs Screener, do Health Literacy Questionnaire e de um questionário de caracterização. A análise envolveu estatística descritiva e inferencial. Resultados: identificaram-se limitações no cuidado ativo, suporte social e capacidade de encontrar boas informações sobre saúde. Potencialidades foram observadas na avaliação das informações e na interação com os profissionais de saúde. Houve associação positiva entre as variáveis instrução e renda familiar com as escalas compreensão e apoio profissional de saúde (p = 0,006), suporte social para saúde (p = 0,000) e avaliação das informações em saúde (p = 0,038). Conclusão: intervenções para cuidadores devem fortalecer o cuidado ativo, suporte social e acesso à informação, considerando a influência dos fatores socioeconômicos e a importância da comunicação com profissionais para melhorar o acesso, compreensão e uso das orientações, aumentando a qualidade e segurança do cuidado.
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