Letramento em saúde de cuidadores principais de crianças que necessitam de atenção especial à saúde: estudo transversal

Autores

  • Sara Raquel Kuntz Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Enfermagem Pediátrica, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7991-0546
  • Katarinne Lima Moraes Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Brasília, DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6169-0461
  • Alessandra Vaccari Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0195-073X
  • Thailine Stodulski Theis Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0009-0008-9301-5266
  • Ana Luísa Petersen Cogo Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2168-7801
  • Wiliam Wegner Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Serviço de Enfermagem Pediátrica, Porto Alegre, RS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0538-9655

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7860.4690

Palavras-chave:

Letramento em Saúde; Criança; Doença Crônica; Cuidadores; Enfermagem Pediátrica; Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: explorar o letramento em saúde dos cuidadores principais de crianças que necessitam de atenção especial à saúde, identificando limitações e potencialidades e relação com variáveis socioeconômicas, fontes de informação e suporte social. Método: estudo transversal, descritivo e analítico, realizado com 139 cuidadores. Os dados foram coletados entre dezembro/2022 e abril/2023, em um hospital no Sul do Brasil, por meio do Children with Special Health Care Needs Screener, do Health Literacy Questionnaire e de um questionário de caracterização. A análise envolveu estatística descritiva e inferencial. Resultados: identificaram-se limitações no cuidado ativo, suporte social e capacidade de encontrar boas informações sobre saúde. Potencialidades foram observadas na avaliação das informações e na interação com os profissionais de saúde. Houve associação positiva entre as variáveis instrução e renda familiar com as escalas compreensão e apoio profissional de saúde (p = 0,006), suporte social para saúde (p = 0,000) e avaliação das informações em saúde (p = 0,038). Conclusão: intervenções para cuidadores devem fortalecer o cuidado ativo, suporte social e acesso à informação, considerando a influência dos fatores socioeconômicos e a importância da comunicação com profissionais para melhorar o acesso, compreensão e uso das orientações, aumentando a qualidade e segurança do cuidado.

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Publicado

2025-10-27

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Kuntz, S. R., Moraes, K. L., Vaccari, A., Theis, T. S., Cogo, A. L. P., & Wegner, W. (2025). Letramento em saúde de cuidadores principais de crianças que necessitam de atenção especial à saúde: estudo transversal. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4690. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7860.4690