Ansiedade e sinais vitais de pacientes oncológicos e estudantes de música antes e depois de uma intervencão musical: estudo-piloto quase-experimental

Autores

  • Raquel Caballero-de-la-Calle Universidad Alfonso X el Sabio, Facultad de Ciencias Biomédicas y de la Salud, Grado de Enfermería, Madrid, Espanha. https://orcid.org/0009-0001-3109-018X
  • Patricia Ferrero-Sereno Universidad Alfonso X el Sabio, Facultad de Ciencias Biomédicas y de la Salud, Grado de Enfermería, Madrid, Espanha. https://orcid.org/0009-0007-0388-5907
  • Miguel Ángel García-Garrido Universidad Alfonso X el Sabio, Facultad de Ciencias Biomédicas y de la Salud, Grado de Enfermería, Madrid, Espanha. https://orcid.org/0000-0001-5513-8048
  • Ana Ruiz-Rodríguez Universidad Alfonso X el Sabio, Facultad de Ciencias Escénicas, Grado de Interpretación Musical, Madrid, Espanha. https://orcid.org/0000-0002-6162-7750
  • María Nieves Moro-Tejedor Hospital General Universitario Gregorio Marañón, Madrid, Espanha. Instituto de Investigación Sanitaria Gregorio Marañón, Madrid, Espanha. https://orcid.org/0000-0002-2677-7454
  • Miriam Leñero-Cirujano Instituto de Investigación Sanitaria Gregorio Marañón, Madrid, Espanha. Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Enfermería, Fisioterapia y Podología, Departamento de Enfermería, Madrid, Espanha. https://orcid.org/0000-0001-6140-6985

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7834.4636

Palavras-chave:

Oncologia Integrativa; Enfermagem Holística; Práticas Interdisciplinares; Música; Ansiedade; Sinais Vitais

Resumo

Objetivo: analisar os sinais e sintomas da ansiedade e os parâmetros dos sinais vitais de pacientes oncológicos e estudantes de música antes e depois de uma intervenção musical ao vivo. Método: estudo-piloto quase-experimental, sem grupo controle. Participaram 18 pacientes e 10 estudantes de música. A intervenção musical consistiu na interpretação ao vivo, de peças musicais, previamente selecionadas pelos estudantes de música e seus professores responsáveis. Foram avaliados os sinais e sintomas da ansiedade por meio da Hamilton Anxiety Scale e dos parâmetros vitais antes e depois da intervenção musical em um hospital-dia. Para os estudantes de música também foram analisadas as variáveis antes e depois do ensaio geral das peças musicais. Foi utilizado o teste de Wilcoxon para a análise dos dados. Resultados: a intervenção musical contribuiu para diminuir os sinais e sintomas de ansiedade e os parâmetros vitais dos estudantes e pacientes oncológicos. Para os estudantes de música, os sinais e sintomas de ansiedade foi maior no início do ensaio geral em comparação com a intervenção realizada no hospital. Conclusão: as intervenções de música ao vivo podem contribuir para melhorar os sinais e sintomas de ansiedade tanto nos pacientes oncológicos quanto para os estudantes de música. Estudos analíticos são necessários para confirmar a relação causa e efeito.

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Publicado

2025-11-03

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Caballero-de-la-Calle, R., Ferrero-Sereno, P., García-Garrido, M. Ángel, Ruiz-Rodríguez, A., Moro-Tejedor, M. N., & Leñero-Cirujano, M. (2025). Ansiedade e sinais vitais de pacientes oncológicos e estudantes de música antes e depois de uma intervencão musical: estudo-piloto quase-experimental. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4636. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7834.4636