Ansiedade e sinais vitais de pacientes oncológicos e estudantes de música antes e depois de uma intervencão musical: estudo-piloto quase-experimental
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7834.4636Palavras-chave:
Oncologia Integrativa; Enfermagem Holística; Práticas Interdisciplinares; Música; Ansiedade; Sinais VitaisResumo
Objetivo: analisar os sinais e sintomas da ansiedade e os parâmetros dos sinais vitais de pacientes oncológicos e estudantes de música antes e depois de uma intervenção musical ao vivo. Método: estudo-piloto quase-experimental, sem grupo controle. Participaram 18 pacientes e 10 estudantes de música. A intervenção musical consistiu na interpretação ao vivo, de peças musicais, previamente selecionadas pelos estudantes de música e seus professores responsáveis. Foram avaliados os sinais e sintomas da ansiedade por meio da Hamilton Anxiety Scale e dos parâmetros vitais antes e depois da intervenção musical em um hospital-dia. Para os estudantes de música também foram analisadas as variáveis antes e depois do ensaio geral das peças musicais. Foi utilizado o teste de Wilcoxon para a análise dos dados. Resultados: a intervenção musical contribuiu para diminuir os sinais e sintomas de ansiedade e os parâmetros vitais dos estudantes e pacientes oncológicos. Para os estudantes de música, os sinais e sintomas de ansiedade foi maior no início do ensaio geral em comparação com a intervenção realizada no hospital. Conclusão: as intervenções de música ao vivo podem contribuir para melhorar os sinais e sintomas de ansiedade tanto nos pacientes oncológicos quanto para os estudantes de música. Estudos analíticos são necessários para confirmar a relação causa e efeito.
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