Prevenção da hipotermia no período intraoperatório: estudo descritivo-exploratório
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7694.4729Palavras-chave:
Enfermagem Perioperatória; Hipotermia; Período Intraoperatório; Temperatura Corporal; Hospitais; Segurança do PacienteResumo
Objetivo: analisar as medidas implementadas na prática para a prevenção da hipotermia, no período intraoperatório, em hospitais públicos e privados. Método: estudo quantitativo, descritivo-exploratório. A amostra foi composta por 201 enfermeiros, convidados via redes sociais, Facebook e Instagram e correio eletrônico. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário online criado na plataforma virtual Survey Monkey®. Para análise, estatística descritiva e testes de associação foram aplicados para investigar as diferenças entre os grupos delimitados em relação às variáveis do estudo. Resultados: em ambos os tipos de instituições, a maioria dos participantes era do sexo feminino e casada/união estável. Houve diferença significante entre os tipos de hospitais no controle da temperatura da sala de operação (p<0,001), monitoramento da temperatura corporal do paciente (p=0,027) e uso de método ativo de aquecimento cutâneo (p=0,009). Conclusão: o sistema de ar forçado aquecido foi o método ativo que obteve frequência maior e, a enfermagem, a categoria profissional mais indicada como responsável pela implementação do pré-aquecimento e uso de método ativo, nos tipos de instituições investigadas. Ainda existe a necessidade de incrementar a realização diária de medidas para a prevenção da hipotermia, apontando aos gestores a exigência de investimentos e qualificação de recursos humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.