Efeito dos antirretrovirais na função renal das pessoas em uso da profilaxia pré-exposição ao HIV
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7280.4735Palavras-chave:
Profilaxia Pré-Exposição; Antirretrovirais; Tenofovir; Nefropatias; Monitorização Fisiológica; Taxa de Filtração GlomerularResumo
Objetivo: avaliar o efeito dos antirretrovirais na função renal das pessoas em uso da profilaxia pré-exposição ao HIV. Método: delineamento descritivo tipo levantamento longitudinal, feito na coorte retrospectiva por 48 semanas. A amostra foi de 203 participantes. A amostragem foi não probabilística por conveniência. Analisou-se variáveis sociodemográficas, clínicas e laboratoriais. Utilizou-se frequência absoluta, relativa, média, desvio-padrão, mínima e máxima, teste exato de Fisher, teste Friedman, nível de significância < 5%. Resultados: predominantemente homens cis (86,2%), cor de pele branca (69,1%), alta escolaridade (76,7%) e idade média de ± 34 anos. A presença de marcadores de dano renal foi baixa. A proteinúria teve um aumento até a 12ª semana (2,6%), mantendo uma pequena variação até 48ª semana. O declínio da estimativa da Taxa de Filtração Glomerular (eTFG) ≥ 25% em relação aos níveis basais foi de 4,4%, 3%, 4,4% e 3% nas 12ª, 24ª, 36ª e 48ª semanas respectivamente. Não houve associação significativa entre declínio da eTFG ≥ 25% e presença de um dos marcadores de dano renal. Conclusão: ratifica-se a baixa incidência de eventos que caracterizam disfunção renal, como o declínio da eTFG ≥ 25% e a presença de eventos leves e isolados de proteinúria, glicosúria, uricosúria e cilindrúria em 48 semanas de acompanhamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.