Estratégias para o aleitamento materno após a internação hospitalar de lactentes: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7800.4675Palavras-chave:
Aleitamento Materno; Alta do Paciente; Cuidados de Enfermagem; Estratégias de Saúde; Atenção Primária à Saúde; LactaçãoResumo
Objetivo: mapear estratégias voltadas à promoção e à manutenção do aleitamento materno após a internação hospitalar do lactente. Método: revisão de escopo guiada pelas recomendações do Joanna Briggs Institute Reviewer’s Manual. A busca foi realizada em sete bases de dados e em repositórios de teses e dissertações. A seleção dos estudos foi conduzida em um aplicativo da web por dois revisores independentes e às cegas. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva. Resultados: obtiveram-se 1.325 publicações, das quais 29 foram incluídas no estudo. Foram identificadas como estratégias em saúde associadas à amamentação: educação e orientação, suporte e acompanhamento, intervenções clínicas e técnicas, terapias complementares, tecnologia e inovação, ambiente e condições físicas, nutrição e hidratação, protocolo e diretrizes. Conclusão: as evidências reforçam que estratégias multifacetadas são essenciais no pós-alta para fortalecer a autogestão e sustentar a amamentação além do ambiente hospitalar. A Atenção Primária à Saúde pode desempenhar papel importante na continuidade do cuidado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.