Comunicação entre a enfermagem e os clientes impossibilitados de comunicação verbal
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000500013Palavras-chave:
cuidados de enfermagem, comunicação, comunicação não verbalResumo
Trata-se de experiência desenvolvida no Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo foi refletir sobre o cuidado de enfermagem ao cliente impossibilitado de comunicação verbal, sob a teoria de Paterson e Zderad, e analisar o processo comunicacional entre enfermagem e cliente. A experiência ocorreu no centro de terapia intensiva de um hospital privado, em duas etapas: observação não-participante e três oficinas existenciais, envolvendo a participação de nove técnicos de enfermagem. No Diálogo Intuitivo, cada participante se autoconheceu e foi conhecido pelos outros participantes. No diálogo científico, a equipe sugeriu alternativas de diálogo não-verbal. A fusão intuitivo-científica surgiu quando houve a necessidade de posicionamento de cada um sobre a totalidade. O estudo sobre o processo comunicacional revelou a necessidade de ampliar a abordagem acerca do cuidado ao cliente impossibilitado de comunicação verbal, envolvendo principalmente o preparo da equipe para a relação interpessoal e dialógica.Downloads
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Publicado
2007-10-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Comunicação entre a enfermagem e os clientes impossibilitados de comunicação verbal. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(5), 965-972. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000500013