O cotidiano dos alunos na escola de enfermagem Alfredo Pinto (1949-1956)

Autores

  • Marcia da Rocha Meirelles Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
  • Wellington Mendonça de Amorim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000600011

Palavras-chave:

história da enfermagem, enfermagem, escolas de enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as estratégias dos alunos para se adequarem ao sistema estabelecido pela diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, demarcando as transformações e suas influências sobre a vida acadêmica, no período de 1949 a 1956. O método utilizado foi o estudo de natureza histórico-social, que utiliza a história oral temática como método para coleta de dados; as fontes utilizadas foram depoimentos orais dos alunos da Escola no período de 1949 a 1956 e documentos do Arquivo Setorial Enfermeira Maria de Castro Pamphiro, da UNIRIO. Os resultados mostram que as alunas de imediato se deparavam com o desafio da adaptação às regras existentes na Escola, como a alimentação, a vestimenta, enfim, uma mudança no dia-a-dia delas. Conclui-se, aqui, que, no decorrer do curso, construíram estratégias que lhes permitiam burlar tais regras, se adaptarem aos novos costumes e a tornarem a convivência prazerosa.

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Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O cotidiano dos alunos na escola de enfermagem Alfredo Pinto (1949-1956). (2008). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 16(6), 1005-1011. https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000600011