Os sentidos da prática avaliativa na formação de enfermeiros

Autores

  • Maria Cristina Martinez Capel Laluna Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Clarice Aparecida Ferraz OMS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100004

Palavras-chave:

educação baseada em competências, educação em enfermagem, avaliação educacional, currículo, enfermagem

Resumo

O presente trabalho analisou os sentidos da avaliação na formação de enfermeiros, orientada por competência, utilizando o referencial de análise das práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Os dados foram coletados em grupo focal, composto por sete professores de um curso de enfermagem do município de Marília, SP. Na análise dos dados, foi reconhecido que a maioria dos repertórios lingüísticos reporta-se à avaliação tradicional e à noção de competência baseada na matriz construtivista francesa. Porém, também, observou-se a presença de repertórios que produzem sentidos de renovação da prática avaliativa baseada na avaliação democrática e na matriz dialógica de competência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2009-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os sentidos da prática avaliativa na formação de enfermeiros. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(1), 21-27. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100004