Não podendo viver como antes: a dinâmica familiar na experiência do transplante hepático da criança

Autores

  • Ana Márcia Chiaradia Mendes Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Regina Szylit Bousso Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100012

Palavras-chave:

transplante de fígado, enfermagem pediátrica, família

Resumo

Este trabalho teve como objetivos compreender a dinâmica familiar na experiência do transplante hepático pediátrico e identificar as demandas e recursos da família. Utilizou-se como referencial teórico o Interacionismo Simbólico e, como referencial metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com 8 famílias em um hospital escola do município de São Paulo. Foi possível identificar dois fenômenos que compõem essa experiência: tendo a vida controlada pelo transplante, representando a vulnerabilidade da família ao vivenciar as incertezas, e o medo constante no decorrer da experiência de doença da criança; e lutando para resgatar a autonomia, que consiste no movimento de reação da família diante do primeiro fenômeno, adaptando-se continuamente para enfrentar o estresse e sofrimento desencadeados pela situação. A articulação desses fenômenos permitiu identificar a categoria central não podendo viver como antes, a partir da qual propõe-se um modelo teórico explicativo da experiência.

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Publicado

2009-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Não podendo viver como antes: a dinâmica familiar na experiência do transplante hepático da criança. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(1), 74-80. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000100012