Concepções de saúde na educação em enfermagem em escolas de graduação do Brasil e Portugal

Autores

  • Cláudia Regina Lima Duarte da Silva Universidade Regional de Blumenau; Departamento de Enfermagem
  • Maria Arminda da Silva Mendes Carneiro da Costa Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000600011

Palavras-chave:

Saúde, Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Este artigo representa um recorte de pesquisa de doutorado a respeito das concepções de saúde, presentes em escolas de graduação em enfermagem do Brasil e de Portugal. O objetivo foi compreender como as concepções de saúde estão explícitas nos documentos dos cursos de graduação e de que forma se expressam nos discursos dos professores e estudantes de enfermagem. Para tanto, utilizou-se análise de conteúdo temática sobre a educação profissional dos enfermeiros e sobre as concepções de saúde presentes nos cursos de enfermagem. A apresentação dos resultados foi realizada através do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que, no Estado de Santa Catarina, no Brasil, as concepções de saúde seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais e há ênfase dirigida à reflexão sobre o Sistema Único de Saúde; enquanto na cidade do Porto, em Portugal, tais concepções seguem os Planos de Estudos dos Cursos de Enfermagem e se enfatiza o cuidado de Enfermagem tanto à pessoa saudável quanto à doente. Os dados revelam, ainda, preocupação na construção do conceito de saúde centrado na pessoa.

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Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Concepções de saúde na educação em enfermagem em escolas de graduação do Brasil e Portugal . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(6), 1115-1122. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000600011