Estado atual do ensino de Terapias Complementares na formação superior de Enfermagem na Espanha

Autores

  • Ana Belén Fernández-Cervilla Universidad de Barcelona; Escuela de Enfermería
  • Ana Isabel Piris-Dorado
  • Maria Esperança Cabrer-Vives
  • Ana Barquero-González Universidad de Huelva; Facultad de Enfermería

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300005

Resumo

OBJETIVO: descrever a situação atual de terapias complementares no ensino de enfermagem nas escolas de enfermagem na Espanha. MÉTODO: estudo descritivo. População de estudo: todas as faculdades, escolas e anexados à Espanha. A coleta de dados foi feita através de ficha de observação, análise de unidades curriculares, variáveis (créditos, tipo de curso, localização, tipo de terapia), análise descritiva dos dados relativos e absolutos, usando-se planilha Excel. RESULTADOS: na maioria das faculdades e escolas de enfermagem examinadas, referentes ao assunto Terapias Complementares, esse tema desapareceu e naquelas em que aparece é uma disciplina opcional. CONCLUSÃO: o treinamento Terapias Complementares na Espanha é deficiente porque não é coletado como matéria essencial e/ou obrigatória. A ausência de Terapias Complementares no currículo levanta questões como o seu valor em ações de formação, o conceito que tem os professores sobre o assunto, a repercussão na qualidade do atendimento, formação de professores responsáveis pela disciplina Terapias Complementares, assim como número de créditos e matéria a serem seguidos para a graduação.

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Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estado atual do ensino de Terapias Complementares na formação superior de Enfermagem na Espanha . (2013). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 21(3), 679-686. https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000300005