Pontos fortes e deficiências da Aprendizagem Baseada em Problemas sob a perspectiva profissional de enfermeiras

Autores

  • María Cónsul-Giribet Universidad Autónoma de Barcelona; Facultad de Medicina; Departamento de Enfermería
  • José Luis Medina-Moya Universidad de Barcelona; Facultad de Pedagogía; Departamento de Didáctica y Organización Educativa

DOI:

https://doi.org/10.1590/0104-1169.3236.2473

Resumo

OBJETIVO: identificar os pontos fortes e as deficiências na competência percebidos pelas enfermeiras formadas com um currículo totalmente constituído por competências resultantes da Aprendizagem Baseada em Problemas, realizada com grupos pequenos. MÉTODO: foi utilizado um estudo de caso intrínseco que analisa essa inovação através de ex-alunas (da primeira turma), após completarem três anos de prática profissional. Os dados foram coletados por meio de questionários e grupos de discussão. RESULTADOS: mostram que seu nível de competência é avaliado de forma muito satisfatória, contrastando, paradoxalmente, com a deficiência de conhecimento teórico que perceberam ao terminar os estudos e ingressar no campo de trabalho em saúde. CONCLUSÕES: julgam que a estratégia de ensino foi fundamental para motivar um estudo aprofundado e despertar o desejo de saber. Além disso, a Aprendizagem Baseada em Problemas favorece e reforça a decisão de aprender, tão necessária durante toda a vida profissional.

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Publicado

2014-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pontos fortes e deficiências da Aprendizagem Baseada em Problemas sob a perspectiva profissional de enfermeiras . (2014). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 22(5), 724-730. https://doi.org/10.1590/0104-1169.3236.2473