Eficácia da auriculoterapia e laserpuntura na êmese gravídica: ensaio clínico randomizado
DOI:
https://doi.org/10.1590/Palavras-chave:
Terapias Complementares; Terapia com Luz de Baixa Intensidade; Auriculoterapia; Gravidez; Êmese Gravídica; Qualidade de VidaResumo
Objetivo: avaliar a eficácia da auriculoterapia e laserpuntura auricular em náuseas, vômitos e qualidade de vida de gestantes. Método: estudo randômico, paralelo, fatorial, duplo-cego, com 100 gestantes alocadas em quatro grupos (25 em cada): intervenção (G1- auriculoterapia e G2- laserpuntura auricular), controle (G3) e placebo com algodão (G4), todas acompanhadas por sete dias para análise do desfecho. Utilizaram-se o Escore de Pregnancy Unique Quantification of Emesis e o Grau de Palpação auricular para análise das náuseas e vômitos, e o Health-RelatedQuality of Life Questionnaire for Nausea and Vomiting of Pregnancy para qualidade de vida. Resultados: comparado ao grupo placebo, as participantes dos G1 e G2 reduziram (p<0,050) as pontuações do Escore Pregnancy Unique Quantification of Emesis em -1,14 (IC95%: -2,11; -0,17) e -1,3 (IC95%: -2,24; -0,41) e do Health-RelatedQuality of Life Questionnaire for Nausea and Vomiting of Pregnancy em -34,81 (IC95%: -62,98; -0,95) e -31,97 (IC95%: -62,98; -0,95), respectivamente. O uso de antieméticos foi maior nos grupos controle e placebo. Conclusão: os dois tipos de intervenção demonstraram redução significativa de náuseas/vômitos e de uso de medicações alopáticas, melhora da qualidade de vida e potencial de aceitação da laserpuntura auricular pelas gestantes. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos RBR-4wtq84v.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2026 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.