Clima ético no ambiente de trabalho na Atenção Primária à Saúde: um estudo misto

Autores

  • Lenna Eloisa Madureira Pereira Universidade Federal do Pará, Departamento de Enfermagem, Belém, PA, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil.
  • Laura Cavalcanti de Farias Brehmer Universidade Federal da Santa Catarina, Departamento de Enfermagem, Florianópolis, SC, Brasil.
  • José Luís Guedes dos Santos Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Universidade Federal da Santa Catarina, Departamento de Enfermagem, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Graziele de Lima Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Enfermagem, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Lucas Lorran Costa de Andrade Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Universidade Federal da Santa Catarina, Departamento de Enfermagem, Florianópolis, SC, Brasil.
  • Flávia Regina Souza Ramos Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. Universidade Federal da Santa Catarina, Departamento de Enfermagem, Florianópolis, SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7499.4757

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde; Ética; Trabalho; Inquéritos e Questionários; Enfermagem; Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: analisar o clima ético no ambiente de trabalho da atenção primária à saúde em um município da região amazônica, por meio da articulação de dados quantitativos e qualitativos. Método:. estudo misto paralelo convergente. Os dados qualitativos de entrevistas com 46 profissionais sofreram análise temática reflexiva. Já os dados quantitativos foram obtidos com 170 profissionais por meio do Inventário de Clima Ético. A análise fatorial exploratória testou o modelo do Inventário de Clima Ético, propondo nova configuração para os itens, com poder explicativo superior à mantida na análise fatorial confirmatória. A integração dos dados foi independente e apresentada em joint display. Resultados: itens com maior carga fatorial dos quatro fatores do Inventário de Clima Ético (1. princípios e regras, 2. benevolência, 3. independência/individualismo, e 4. senso de comunidade/responsabilidade social) foram analisados em fusão à categoria qualitativa, com múltiplas expressões da subjetividade e ética no ambiente de trabalho, não sendo observadas divergências entre os dados, apenas convergências e complementação em sínteses analíticas por fator. Conclusão: a integração dos dados ampliou a compreensão do clima ético em cenário pouco explorado, demonstrando a distinção dessa realidade em termos dos construtos analisados e a força dos elementos éticos em ferramenta conceitual e analítica dos ambientes de trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

2026-01-19

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pereira, L. E. M., Brehmer, L. C. de F., Santos, J. L. G. dos, Dalmolin, G. de L., Andrade, L. L. C. de, & Ramos, F. R. S. (2026). Clima ético no ambiente de trabalho na Atenção Primária à Saúde: um estudo misto. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 34, e4757. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7499.4757