Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários

Autores

  • Rafael Miranda Tassitano Universidade Federal Rural de Pernambuco; Departamento de Educação Física
  • José Cazuza de Farias Júnior Universidade Federal da Paraíba; Departamento de Educação Física
  • Cassiano Ricardo Rech Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Educação Física
  • Maria Cecília Marinho Tenório Universidade Federal Rural de Pernambuco; Departamento de Educação Física
  • Poliana Coelho Cabral Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Nutrição
  • Giselia Alves Pontes da Silva Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Saúde Materno Infantil

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005465

Palavras-chave:

Adulto Jovem, Atividade Motora, Questionários, Traduções, Estudos de Validação

Resumo

OBJETIVO Traduzir o questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise, realizar sua adaptação transcultural e identificar as propriedades psicométricas das escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários.MÉTODOS O questionário Patient-centered Assessment and Counseling for Exercise é composto por 39 itens divididos em construtos baseados na teoria cognitiva social e no modelo transteorético. Os construtos analisados foram: estratégia de mudança de comportamento (15 itens), processo de tomada de decisão (10), autoeficácia (seis), apoio da família (quatro) e dos amigos (quatro). Os procedimentos de validação foram de equivalências conceitual, de itens, semântica, operacional, de mensuração e funcional. As três primeiras equivalências citadas foram realizadas por comitê especializado. Na equivalência de mensuração, o instrumento foi aplicado em 717 estudantes universitários. Foi utilizada análise fatorial exploratória para verificar a carga de cada item, variância explicada e consistência interna dos construtos. A reprodutibilidade foi mensurada por meio de correlação intraclasse.RESULTADOS As duas traduções se mostraram equivalentes, a retrotradução foi semelhante à versão original, sendo realizadas poucas adaptações. Foram mantidos o mesmo layout, ordem de apresentação dos construtos e dos itens que compunham o instrumento original. O tamanho da amostra foi adequado e avaliado pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin, com valores entre 0,72 e 0,91. A matriz de correlação dos itens apresentou r < 0,8 (p < 0,05). As cargas fatoriais dos itens de todos os construtos foram satisfatórias (>; 0,40), com variação entre 0,43 e 0,80, explicando entre 45,4% a 59,0% da variância. A consistência interna foi satisfatória (α ≥ 0,70), sendo 0,70 para apoio dos amigos e 0,92 para autoeficácia. A maioria dos itens (74,3%) apresentou valores acima de 0,70 para o teste de reprodutibilidade.CONCLUSÕES As etapas do processo de validação foram satisfatórias e consideradas adequadas para aplicação na população.

Publicado

2015-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Tassitano, R. M., Farias Júnior, J. C. de, Rech, C. R., Tenório, M. C. M., Cabral, P. C., & Silva, G. A. P. da. (2015). Validação de escalas psicossociais para atividade física em jovens universitários. Revista De Saúde Pública, 49, 47. https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005465