Promoção da saúde no ambiente escolar no Brasil

Autores

  • Rogério Lessa Horta Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Cristine Scattolin Andersen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Raquel Oliveira Pinto Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; Universidade Federal de Pelotas; Hospital Escola
  • Bernardo Lessa Horta Universidade Federal de Pelotas; Faculdade de Medicina
  • Maryane Oliveira-Campos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Departamento de Ciências Básicas e da Saúde
  • Marco Antonio Ratzsch de Andreazzi Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • Deborah Carvalho Malta Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006709

Palavras-chave:

Saúde Escolar, Promoção da Saúde, Fatores Socioeconômicos, Desigualdades em Saúde, Iniquidade Social

Resumo

OBJETIVO Avaliar os ambientes escolares aos quais estão expostos estudantes do nono ano no Brasil e nas cinco regiões do país segundo diretrizes de promoção da saúde. MÉTODOS Estudo transversal, de 2012, com amostra representativa do Brasil e suas macrorregiões. Escolares do nono ano e gestores de escolas públicas e privadas foram entrevistados. Foi proposto o Escore de Promoção de Saúde no Ambiente Escolar (EPSAE) e foi estimada a distribuição dos escolares segundo esse escore e segundo odds ratio (OR) brutas e ajustadas, por regressão ordinal, para exposição dos escolares a escolas com escores mais elevados, segundo as variáveis independentes. RESULTADOS Um escolar tem mais probabilidade de frequentar escola com EPSAE elevado na região Sul (OR = 2,80; IC95% 2,67–2,93) se a escola for privada privada (OR = 4,52; IC95% 4,25–4,81) e estiver localizada em capital de estado e se o escolar tiver 15 anos de idade ou mais, exercer atividade remunerada ou tiver mãe ou pai com escolaridade superior. CONCLUSÕES São importantes as desigualdades entre regiões do país e entre redes de ensino, tornando clara a necessidade de alocação de recursos e ações que promovam maior equidade.

Publicado

2017-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Horta, R. L., Andersen, C. S., Pinto, R. O., Horta, B. L., Oliveira-Campos, M., Andreazzi, M. A. R. de, & Malta, D. C. (2017). Promoção da saúde no ambiente escolar no Brasil. Revista De Saúde Pública, 51, 27. https://doi.org/10.1590/s1518-8787.2017051006709