Satisfação de usuários com serviços da assistência farmacêutica na atenção primária no Brasil

Autores

  • Orlando Mario Soeiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Ciências Farmacêuticas
  • Noêmia Urruth Leão Tavares Universidade de Brasília. Universidade de Brasília. Departamento de Farmácia
  • José Miguel do Nascimento Júnior Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Augusto Afonso Guerra Junior Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Farmácia. Departamento de Farmácia Social
  • Ediná Alves Costa Universidade Federal da Bahia. Instituto de Saúde Coletiva
  • Francisco de Assis Acurcio Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Farmácia. Departamento de Farmácia Social
  • Ione Aquemi Guibu Santa Casa de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Saúde Coletiva
  • Juliana Álvares Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Farmácia. Departamento de Farmácia Social
  • Margô Gomes de Oliveira Karnikowski Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia
  • Silvana Nair Leite Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Ciências Farmacêuticas
  • Karen Sarmento Costa Universidade Estadual de Campinas. Núcleo de Estudos de Políticas Públicas Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Saúde Coletiva. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051007145

Palavras-chave:

Satisfação do Paciente. Assistência Farmacêutica. Atenção Primária à Saúde. Pesquisa sobre Serviços de Saúde. Sistema Único de Saúde

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a satisfação dos usuários com os serviços de assistência farmacêutica na atenção primária. MÉTODOS: Estudo transversal, exploratório, de natureza avaliativa, com amostra representativa das cinco regiões geopolíticas do Brasil, oriundas da Pesquisa Nacional sobre Acesso, Utilização e Promoção do Uso Racional de Medicamentos – Serviços, 2015. O desfecho foi a satisfação do usuário obtida pelo método de teoria da resposta ao item. Foram testadas associações por meio do teste qui-quadrado de Pearson com variáveis sociodemográficas e de saúde e realizadas análises de regressão logística múltipla. O teste de Hosmer-Lemeshow foi utilizado para verificar a adequação do modelo final. Os resultados da regressão logística foram apresentados por meio de razão de chances. RESULTADOS: O percentual geral de usuários satisfeitos com esses serviços foi de 58,4% (IC95% 54,4–62,3). A dimensão oportunidade/conveniência apresentou menor percentual de satisfação (49,5%; IC95% 46,4–52,6) e o maior percentual foi na dimensão aspectos interpessoais (90,5%; IC95%88,9–91,8), significativamente maior que as demais dimensões. No modelo logístico múltiplo final em relação à satisfação geral, permaneceram associadas as variáveis sexo, faixa etária, limitação por doenças e autopercepção da saúde. CONCLUSÕES: A maior parte dos usuários entrevistados mostrou-se satisfeita com os serviços da assistência farmacêutica dos municípios brasileiros e a satisfação com o atendimento apresentou-se como fator relevante na satisfação geral do usuário

Publicado

2017-09-22

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Soeiro, O. M., Tavares, N. U. L., Nascimento Júnior, J. M. do, Guerra Junior, A. A., Costa, E. A., Acurcio, F. de A., Guibu, I. A., Álvares, J., Karnikowski, M. G. de O., Leite, S. N., & Costa, K. S. (2017). Satisfação de usuários com serviços da assistência farmacêutica na atenção primária no Brasil. Revista De Saúde Pública, 51(suppl.2), 21s. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2017051007145