Avaliação dos efeitos de um programa educativo em diabetes: ensaio clínico randomizado

Autores

  • Heloísa de Carvalho Torres Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Aplicada
  • Ana Emília Pace Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento de Enfermagem Geral e Especializada
  • Fernanda Figueredo Chaves Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Gustavo Velasquez-Melendez Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública
  • Ilka Afonso Reis Universidade Federal de Minas Gerais. Instituto de Ciências Exatas. Departamento de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052007132

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus Tipo 2, prevenção & controle. Autocuidado. Educação em Saúde. Planos e Programas de Saúde. Avaliação de Eficácia-Efetividade de Intervenções. Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde).

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a efetividade do programa educativo em diabetes mellitus na atenção primária à saúde. MÉTODOS: Este ensaio clínico randomizado por conglomerados foi realizado em amostra de 470 pessoas com diabetes mellitus tipo 2, provenientes de oito unidades de saúde, alocadas aleatoriamente em dois grupos: intervenção (n = 231) e controle (n = 239). O grupo intervenção participou do programa educativo composto de três estratégias: educação em grupo, visita domiciliar e intervenção telefônica. Simultaneamente, o grupo controle foi acompanhado individualmente. O acompanhamento dos grupos ocorreu ao longo de nove meses no ano de 2012. Foram realizadas avaliações clínicas no tempo inicial (T0), três (T3), seis (T6) e nove (T9)meses depois do início da intervenção. RESULTADOS: Após nove meses de seguimento, permaneceram no estudo 341 usuários, 171 no grupo controle e 170 no grupo intervenção. A média de idade dos usuários era de 60,6 anos. Em ambos os grupos, observou-se diferenças estatisticamente significativas nos níveis médios de HbA1c ao longo do tempo de acompanhamento (p < 0,05). Porém, o nível médio de HbA1c nos tempos T3,T6 e T9 foi significativamente menor entre as pessoas do grupo intervenção (p < 0,05). CONCLUSÕES: O modelo do programa educativo desenvolvido foi efetivo para a melhora do controle glicêmico dos participantes do grupo intervenção.

Publicado

2018-01-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Torres, H. de C., Pace, A. E., Chaves, F. F., Velasquez-Melendez, G., & Reis, I. A. (2018). Avaliação dos efeitos de um programa educativo em diabetes: ensaio clínico randomizado. Revista De Saúde Pública, 52, 8. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052007132