Internações sensíveis à atenção primária após implantação do Plano Diretor em Minas Gerais

Autores

  • Luciano José Arantes Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
  • Helena Eri Shimizu Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva
  • Edgar Merchán-Hamann Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052017330

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Assistência Ambulatorial. Hospitalização. Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde. Estudos Ecológicos.

Resumo

OBJETIVO: Descrever a taxa de internação por condição sensível à atenção primária à saúde em grupos de municípios conforme o porte populacional e analisar sua associação com a cobertura pela Estratégia Saúde da Família após a implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais. MÉTODOS: Estudo ecológico com agrupamento de 452 municípios segundo o porte populacional, comparando dados de 2004 a 2007 e 2010 a 2013. O teste de Kolmogorov Smirnov foi utilizado para verificar a distribuição dos dados nos grupos. O teste de Wilcoxon para dados pareados ou teste t Student pareado foi usado para comparação da taxa de internação por condição sensível à atenção primária à saúde antes e após o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde. O teste de regressão linear simples foi utilizado para analisar a associação entre as variáveis. Foram realizadas análises estatísticas pelo Statistical Package for the Social Sciences, com nível de significância de 5%. RESULTADOS: A taxa de internação por condição sensível à atenção primária à saúde diminuiu significativamente após o Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde no grupo com grande e médio porte populacional (p < 0,05). Houve correlações positivas entre a cobertura com Estratégia Saúde da Família e a taxa de internação por condição sensível à atenção primária à saúde nos grupos com porte populacional médio e grande (p < 0,05). CONCLUSÕES: Foram empreendidos esforços com a implantação do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde. Entretanto, é preciso que mais investimentos sejam realizados para contribuir para a melhoria da efetividade da Atenção Primária à Saúde, com enfrentamento permanente de questões complexas que incidem sobre a qualidade dos serviços, gerando redução significativa das taxas de internação por condição sensível à atenção primária à saúde.

Publicado

2018-08-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Arantes, L. J., Shimizu, H. E., & Merchán-Hamann, E. (2018). Internações sensíveis à atenção primária após implantação do Plano Diretor em Minas Gerais. Revista De Saúde Pública, 52, 78. https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2018052017330