Validade da aferição da acuidade visual realizada pelo professor em escolares de 1ª à 4ª série de primeiro grau de uma escola pública do município de São Paulo, Brasil

Autores

  • Edméa Rita Temporini Secretaria de Estado dos Negócios da Educação; Departamento de Assistência ao Escolar
  • Newton Kara José USP; Faculdade de Medicina; Secretaria de Estado dos Negócios da Educação; Departamento de Assistência ao Escolar
  • Alberto Taiar Secretaria de Estado dos Negócios da Educação; Departamento de Assistência ao Escolar
  • Maria de Lourdes Ferrarini Secretaria de Estado dos Negócios da Educação; Departamento de Assistência ao Escolar

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101977000200007

Palavras-chave:

Oftalmologia sanitária, Acuidade visual^i1^steste e med, Saúde Escolar

Resumo

Trata-se de avaliação da medida da acuidade visual pelo professor, comparativamente àquela efetuada pelo médico-oftalmologista, utilizando-se ambos da tabela optométrica de Snellen. Éste estudo foi realizado em decorrência do Plano de Oftalmologia Sanitária Escolar (POSE), em desenvolvimento no Estado de São Paulo, que atinge escolares de 1ª série, classe especial e pré-primário das escolas estaduais de 1º grau, onde a atuação dos professores constitui fator básico da programação, principalmente no seu aspecto educativo e na verificação da acuidade visual. Foram testados 1.352 escolares de 1ª a 4ª série de 1º grau de um estabelecimento de ensino do município de São Paulo (SP) em 1975. Encontrou-se uma concordância de resultados em 80,86% dos casos. Com a diferença de 2 linhas entre os resultados do professor e do médico, constataram-se 122 casos (9,02%) e, com a diferença de 3 linhas, 54 casos (3,99%). À medida em que se consideravam diferenças maiores, decrescia progressivamente o número de casos discordantes encontrados. Observou-se que, à medida em que aumentava a desigualdade de aferição entre o professor e o oftalmologista, isto se verificava em ambos os olhos, o que evidencia uma dificuldade de interpretação daquelas crianças para responder o teste. Considerou-se altamente válida a aplicação do teste de acuidade visual pelo professor devidamente treinado, com a finalidade de triagem a nível de escola, como um dos aspectos para identificar alunos necessitados de exame médico-oftalmológico.

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Publicado

1977-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Temporini, E. R., José, N. K., Taiar, A., & Ferrarini, M. de L. (1977). Validade da aferição da acuidade visual realizada pelo professor em escolares de 1ª à 4ª série de primeiro grau de uma escola pública do município de São Paulo, Brasil . Revista De Saúde Pública, 11(2), 229-237. https://doi.org/10.1590/S0034-89101977000200007