Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar: solução alternativa de atendimento integral ao pré-escolar

Autores

  • Yaro Ribeiro Gandra Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700003

Palavras-chave:

Pré-escolares, nutrição, Criança, assistência, CEAPE

Resumo

São resumidas as bases filosóficas e operacionais do programa de Educação e Alimentação do Pré-Escolar (CEAPE), que inclui: a educação e a participação ativa da mãe do pré-escolar; a promoção do treinamento de multiplicadores locais da ação programada; a avaliação da eficiência e da eficácia do programa por meio de indicadores pré-testados. São evidenciadas as vantagens do programa, a saber: é econômico porque usa a infra-estrutura local, utiliza a cooperação das mães dos pré-escolares e a supervisão do pessoal ligado ao ensino; é eficiente porque oferece e amplia o atendimento aos pré-escolares; é eficaz porque propicia realmente melhor desenvolvimento integral da criança; é preventivo porque melhora as condições físicas e de aprendizado do pré-escolar; é comunitário porque por meio da "mãe" envolve a comunidade onde a criança vive.

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Publicado

1981-12-01

Edição

Seção

nd66190088

Como Citar

Gandra, Y. R. (1981). Centros de Educação e Alimentação do Pré-Escolar: solução alternativa de atendimento integral ao pré-escolar . Revista De Saúde Pública, 15(supl.), 9-15. https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700003