Comparação das categorias espaciais por meio de sistemas lingüístico e pictórico em pré-escolares de diferentes grupos sócio-econômico-culturais

Autores

  • Leonor Sclair Cabral Escola Paulista de Medicina
  • Ana Maria de G. e Albuquerque Roncada Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700015

Palavras-chave:

Pré-escolares^i1^savalia, Criança^i1^sdesenvolvime, CEAPE

Resumo

Foi investigado um sistema discriminativo relacionado à psicolingüística a ser aplicado no Programa Centro de Educação e Alimentação de Pré-Escolar (CEAPE). Optou-se por explorar a representação espacial por meio de sistemas lingüístico e pictórico. A amostra estudada foi constituída de 105 crianças de 3 a 6 anos e meio pertencentes a três grupos: do Programa CEAPE, de um grupo controle "Não-Ceapense" e de um outro de nível sócio-econômico alto da cidade de São Paulo. Estudou-se o poder discriminativo das perguntas nos três grupos de pré-escolares. Em relação às variáveis, nível sócio-econômico-cultural e estimulação, houve diferenças significativas para testes de compreensão lingüística em favor do grupo de alto nível sócio-econômico-cultural. As percentagens de categorias dominadas por 100% dos componentes dos três grupos foram, respectivamente: 41,7% (São Paulo), 30,6% (CEAPE) e, 25,0% (não CEAPE); 95% dos componentes dos três grupos dominaram, respectivamente, 50,0% (São Paulo), 47,2% (CEAPE) e 36,1% (não CEAPE) das categorias.

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Publicado

1981-12-01

Edição

Seção

nd1789618148

Como Citar

Cabral, L. S., & Roncada, A. M. de G. e A. (1981). Comparação das categorias espaciais por meio de sistemas lingüístico e pictórico em pré-escolares de diferentes grupos sócio-econômico-culturais . Revista De Saúde Pública, 15(supl.), 138-147. https://doi.org/10.1590/S0034-89101981000700015