Educação nutricional na escola do primeiro grau em Pernambuco (Brasil): diagnóstico

Autores

  • Eronides da Silva Lima Universidade Federal de Viçosa; Departamento de Nutrição e Saúde
  • Emilia Aureliano de Alencar Monteiro Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Nutrição
  • Astrogilda Paes de Andrade Universidade Federal de Pernambuco; Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101985000600003

Palavras-chave:

Criança, nutrição, Educação em saúde, Escolares

Resumo

Objetivou-se estudar a situação da educação nutricional na escola do primeiro grau em Pernambuco, Brasil. Um total de 761 crianças (391 de escolas públicas e 370 de escolas privadas) foram observadas em várias escolas da área metropolitana de Recife. Para avaliar o conhecimento de nutrição das crianças, foi utilizado um questionário. As crianças das escolas primárias privadas mostraram maior conhecimento de nutrição que aquelas das escolas públicas. Entretanto, todas as crianças mostraram interesse em aprender mais sobre nutrição e a seleção de tópicos foi a mesma para ambos os tipos de escolas. As opiniões dos 111 professores consultados sobre a matéria coincidiram com aquelas dos estudantes, fato que confirma a inexistência de um conteúdo sistematizado de ensino em nutrição na escola do primeiro grau em Pernambuco.

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Publicado

1985-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lima, E. da S., Monteiro, E. A. de A., & Andrade, A. P. de. (1985). Educação nutricional na escola do primeiro grau em Pernambuco (Brasil): diagnóstico . Revista De Saúde Pública, 19(6), 508-520. https://doi.org/10.1590/S0034-89101985000600003