A Técnica Q - como instrumento de medida na área da educação em saúde

Autores

  • Maria Aparecida Balduino Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Coordenadoria de Serviços Técnicos Especializados; Instituto de Saúde; Serviço de Educação de Saúde Pública
  • Zenaide Lázara Lessa Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Coordenadoria de Serviços Técnicos Especializados; Instituto de Saúde; Serviço de Educação de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101986000100005

Palavras-chave:

Educador em saúde pública, Técnica Q

Resumo

Foi elaborado um instrumento de medida baseado na Técnica Q de W. Stephenson, cujas operações exigidas são semelhantes às primeiras etapas de construção de uma Escala Thurstone, pelo método de intervalos aparentemente iguais. Utilizando-se desse instrumento, foi realizado estudo sobre a "Percepção da Função do Educador de Saúde Pública, na Equipe de Saúde", desenvolvido em duas fases: a primeira, compreendendo a construção do Instrumento, propriamente dito, e a segunda, a execução de uma pesquisa exploratória fazendo uso do referido instrumento. São descritos todos os passos da primeira fase, que compreende: a coleta de informações sobre as atribuições da função do educador de saúde pública; listagem das mesmas, convertendo-as em afirmações transcritas em cartões: seleção de uma amostra de 70 cartões, por um corpo de juizes altamente especializado; tabulação dos dados obtidos e a definição do instrumento definitivo. Para preencher os requisitos de validade, a distribuição escalar deveria apresentar um certo equilíbrio entre as afirmações não pertinentes, intermediárias e pertinentes. Para a conveniência estatística e para garantir este equilíbrio, cada juiz foi instruído a colocar números variados de cartões em várias pilhas, fazendo de sua totalidade um continuum que se aproximasse de uma distribuição normal ou quase normal. Este equilíbrio foi alcançado e a distribuição de freqüência das afirmações amostradas pelos juizes demonstrou ótima concordância interna, o que permitiu considerar satisfatório este estudo. As 70 afirmações foram confirmadas como componentes definitivo do instrumento de medida PF-ESP-Percepção da Função do Educador de Saúde Pública, para a utilização na segunda fase desse estudo.

Downloads

Publicado

1986-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Balduino, M. A., & Lessa, Z. L. (1986). A Técnica Q - como instrumento de medida na área da educação em saúde . Revista De Saúde Pública, 20(1), 37-61. https://doi.org/10.1590/S0034-89101986000100005