Educação em saúde para alunos de primeiro grau: avaliação de material para ensino e profilaxia da esquistossomose

Autores

  • Virginia T. Schall Instituto Oswaldo Cruz; Departamento de Biologia
  • Pedro Jurberg Instituto Oswaldo Cruz; Departamento de Biologia
  • Elizabeth M. Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia; Laboratório de Comportamento Humano
  • Clarice Casz Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia; Laboratório de Comportamento Humano
  • Fátima G. Cavalcante Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia; Laboratório de Comportamento Humano
  • Silvana Bagno Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Instituto de Psicologia; Laboratório de Comportamento Humano

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101987000500005

Palavras-chave:

Educação em saúde^i1^sméto, Saúde escolar, Esquistossomose^i1^sprevenção e contr, Materiais de ensino

Resumo

Considerando a importância da informação sobre a esquistossomose para alunos de 7 a 15 anos, faixa etária apontada como de alta prevalência em regiões endêmicas e cujos hábitos colaboram para a disseminação da doença, foi elaborado um material de ensino baseado em um texto de conotação literária, o qual foi aplicado em escolas de região considerada foco isolado da doença no Município do Rio de Janeiro (Brasil). Desenvolveu-se uma metodologia de uso do material a ser empregada pelos professores, que resultou eficaz em promover aprendizagem de conceitos e cuidados básicos em relação à esquistossomose. Propõe-se o uso deste processo para outras doenças parasitárias a serem testadas em áreas caracteristicamente endêmicas.

Downloads

Publicado

1987-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Schall, V. T., Jurberg, P., Almeida, E. M., Casz, C., Cavalcante, F. G., & Bagno, S. (1987). Educação em saúde para alunos de primeiro grau: avaliação de material para ensino e profilaxia da esquistossomose . Revista De Saúde Pública, 21(5), 387-404. https://doi.org/10.1590/S0034-89101987000500005