Medindo o impacto de programas de recuperação nutricional de pré-escolares: teste de uma metodologia

Autores

  • Doris Lucia Martini Lei Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Instituto de Saúde; Seção de Nutrição
  • Carlos Augusto Monteiro Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Nutrição
  • Bárbara Regina Lerner Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Instituto de Saúde; Seção de Nutrição
  • Sandra Pinheiro Chaves Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo; Instituto de Saúde; Seção de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101989000300008

Palavras-chave:

Recuperação nutricional, Pré-escolar, Avaliação, Peso-idade, Crescimento

Resumo

A partir da casuística de um programa de recuperação nutricional de pré-escolares operado no Município de Diadema, Estado de São Paulo, Brasil, analisam-se dois procedimentos para avaliação de impacto. O primeiro procedimento - tradicional - baseia-se na proporção de crianças que ao final de um ano de exposição ao programa passam para a condição de eutrofia, ou seja, crianças que passam a apresentar adequação do peso à idade superior a 90% dos valores esperados em crianças eutróficas. O segundo procedimento - proposto no artigo - leva em conta a velocidade do crescimento, assumindo como resultados favoráveis incrementos de peso superiores àqueles esperados para crianças eutróficas. As vantagens do segundo procedimento sobre o primeiro - ressaltadas a partir de aspectos conceituais ligados à fisiopatologia da desnutrição e às características dos programas de recuperação nutricional - são comprovadas empiricamente.

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Publicado

1989-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Lei, D. L. M., Monteiro, C. A., Lerner, B. R., & Chaves, S. P. (1989). Medindo o impacto de programas de recuperação nutricional de pré-escolares: teste de uma metodologia. Revista De Saúde Pública, 23(3), 230-235. https://doi.org/10.1590/S0034-89101989000300008