Percepções do médico-chefe a respeito de atividades educativas em Postos de Assistência Médica

Autores

  • Isabel Maria Teixeira Bicudo Pereira Universidade São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública
  • Márcia Faria Westphal Universidade São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública
  • Glacilda Telles Menezes Stewien Universidade São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000400010

Palavras-chave:

Médicos, Conhecimentos^i1^satitudes e prát, Educação em saúde

Resumo

Realizou-se pesquisa com médicos-chefe dos Postos de Assistência Médica (PAMs) da Prefeitura Municipal de São Paulo, Brasil, com o objetivo de investigar seus conhecimentos, expectativas e predisposições em participar e incentivar as programações educativas nos PAMs. Utilizou-se questionário, com questões abertas e fechadas que foi respondido por 88,6% dos médicos-chefe dos PAMs. Os resultados demonstraram que o conceito de saúde da maioria dos médicos-chefe dos PAMS (66,3%) coincide com o emitido pela Organização Mundial da Saúde. Apenas 2,9% consideram que saúde está relacionada a qualidade de vida. Educação em saúde foi considerada por 70,0% como transmissão de informação; somente 6,7% reconheceram sua responsabilidade no processo de transformação social e de saúde. Na visão de 68,2% as ações educativas são reconhecidas como úteis para conscientizar o usuário sobre a importância do tratamento de doenças. Essas ações, seu planejamento, execução e avaliação são reconhecidas como responsabilidade de todos que trabalham nos PAMs mas, especialmente, das enfermeiras, assistentes sociais e educadores de saúde pública. Dificuldades foram mencionadas na execução de atividades educativas, referentes à falta de material suficiente e local adequado para sua realização, falta do educador de saúde pública e, principalmente, falta de motivação de funcionários e da própria população. A maioria dos médicos-chefe reconhece a importância das ações educativas, reconhece que são desenvolvidas por pelo menos parte de sua equipe embora, muitas vezes, precariamente, com dificuldades técnicas e administrativas.

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Publicado

1991-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Pereira, I. M. T. B., Westphal, M. F., & Stewien, G. T. M. (1991). Percepções do médico-chefe a respeito de atividades educativas em Postos de Assistência Médica . Revista De Saúde Pública, 25(4), 306-314. https://doi.org/10.1590/S0034-89101991000400010