Motivação no controle do biofilme dental e sangramento gengival em escolares
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000600015Palavras-chave:
Educação em saúde bucal, Motivação, Odontologia comunitária, Promoção da saúde, Saúde bucal, Biofilmes, Placa dentária, Saúde escolarResumo
O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de duas estratégias motivacionais em relação ao controle do biofilme dental e sangramento gengival em 135 escolares da rede estadual e municipal de ensino do município de Santa Tereza, RS, 1999. O programa de motivação a que os escolares tinham acesso constou da utilização de diversos recursos aplicados em dois grupos de intervenção: Grupo A, motivação em sessão única, e Grupo B, motivação em quatro sessões. Para a avaliação da metodologia empregada foram realizados levantamentos do índice de placa visível (IPV) de Ainamo & Bay (1975), e do índice de sangramento gengival (ISG). Em ambos os grupos houve redução tanto do ISG quanto do IPV após as sessões de intervenção (p<0,001). Adicionalmente, quando comparados entre os grupos, o ISG, e mais marcadamente o IPV, apresentaram redução altamente significativa no grupo de intervenção B quando comparado a A (p<0,001). Em conclusão, os reforços motivacionais em programas educativos-preventivos atuam positivamente para a redução do biofilme dental e sangramento gengival.Downloads
Publicado
2002-10-01
Edição
Seção
Notas e Informações
Como Citar
Toassi, R. F. C., & Petry, P. C. (2002). Motivação no controle do biofilme dental e sangramento gengival em escolares . Revista De Saúde Pública, 36(5), 634-637. https://doi.org/10.1590/S0034-89102002000600015