Programa educativo em esquistossomose: modelo de abordagem metodológica

Autores

  • Patrícia de Jesus Ribeiro Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Enfermagem
  • Luciane Aparecida Köpke de Aguiar Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Medicina
  • Carlos Fischer de Toledo Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Medicina
  • Sônia Maria de Oliveira Barros Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Enfermagem
  • Durval Rosa Borges Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102004000300012

Palavras-chave:

Educação em saúde, Esquistossomose, Assistência ambulatorial, Enfermagem em saúde comunitária, Conhecimentos, atitudes e prática, Questionários

Resumo

OBJETIVO: A falta de conhecimento é um dos fatores relacionados à persistência de doenças infecciosas no Brasil. O presente estudo tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um programa educativo de baixo custo, usando como modelo portadores de esquistossomose. MÉTODOS: Estudo descritivo desenvolvido com população constituída por pessoas saudáveis (grupo 1) e esquistossomóticos (grupos 2 e 3), com 20 indivíduos em cada grupo. Foi elaborado material didático (manual ilustrado e álbum seriado) e um questionário de 17 questões para avaliar o conhecimento nos grupos. Nos grupos 1 e 2, o questionário foi aplicado antes e no grupo 3, depois do programa educativo. As variáveis estudadas foram: programa educativo, nível de escolaridade, idade, forma clínica da esquistossomose e sintomatologia e o desempenho dos indivíduos na resposta ao questionário. Para a análise estatística foram utilizados o teste exato de Fisher e análise de variância com um fator fixo. RESULTADOS: O programa educativo foi avaliado em quatro tópicos: ciclo, clínica, tratamento e prevenção da doença. Verificou-se que o grupo 3 apresentou mediana de respostas certas superior aos grupos 1 e 2 em todos os tópicos abordados. O grupo 2 apresentou mediana de respostas certas superior ao grupo 1 em todos os tópicos, exceto em relação ao tópico prevenção. CONCLUSÕES: O processo educativo aplicado foi eficiente, melhorou o conhecimento sobre a doença, podendo constituir-se num modelo de atuação efetiva e de baixo custo que também pode ser aplicado no combate a outras endemias.

Publicado

2004-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ribeiro, P. de J., Aguiar, L. A. K. de, Toledo, C. F. de, Barros, S. M. de O., & Borges, D. R. (2004). Programa educativo em esquistossomose: modelo de abordagem metodológica . Revista De Saúde Pública, 38(3), 415-421. https://doi.org/10.1590/S0034-89102004000300012