Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil

Autores

  • Alvaro E Georg Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Bruce B Duncan UFRGS; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Social
  • Cristiana M Toscano Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Inês Schmidt UFRGS; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Social
  • Sotero Mengue Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudio Duarte Universidade Federal da Bahia; Instituto de Saúde Coletiva; Departamento de Epidemiologia
  • Carísi A Polanczyk Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000300017

Palavras-chave:

Diabetes mellitus^i1^secono, Análise custo-benefício, Promoção da saúde, Diabetes mellitus^i1^sdiagnóst, Diabetes mellitus^i1^sprevenção e contr

Resumo

OBJETIVO: Diabetes mellitus é um problema de saúde pública com elevado ônus social e econômico, cujo diagnóstico é desconhecido em metade dos indivíduos portadores. Em 2001, o Ministério da Saúde realizou a Campanha Nacional para a Detecção do Diabetes Mellitus. Assim, o objetivo do estudo foi estimar o impacto econômico e o rendimento desse rastreamento populacional. MÉTODOS: Baseado no número de rastreados com resultados positivos (glicemia capilar em jejum >;100 mg/dl ou fora do jejum >;140 mg/dl), foram estimados os prováveis casos novos de diabetes mellitus e construído modelo de decisão analítico. Dados primários e secundários foram utilizados para estimar os custos (em Reais) e o rendimento (casos novos de diabetes mellitus detectados) do rastreamento com o pressuposto de pagador único. Análises de sensibilidade foram conduzidas para avaliar o efeito de alguns parâmetros nessas estimativas. RESULTADOS: Considerando-se a prevalência de diabetes mellitus não diagnosticado na população-alvo de 4,8%, o número provável de novos casos de diabetes mellitus diagnosticados foi de 518.579. Isso, pressupondo que um terço dos participantes com teste positivo procurou a confirmação (23 casos por 1.000 rastreados). O custo por novo caso de diabetes mellitus diagnosticado a partir desses pressupostos seria de R$89. Em análises de sensibilidade, os resultados foram sensíveis ao percentual dos testes confirmatórios. CONCLUSÕES: Apesar dos expressivos custos com a campanha de rastreamento no Brasil, o rendimento foi comparável a outras ações preventivas e, em termos absolutos, o custo por novo caso de diabetes mellitus detectado foi inferior ao relatado por outros países.

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Publicado

2005-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Georg, A. E., Duncan, B. B., Toscano, C. M., Schmidt, M. I., Mengue, S., Duarte, C., & Polanczyk, C. A. (2005). Análise econômica de programa para rastreamento do diabetes mellitus no Brasil . Revista De Saúde Pública, 39(3), 452-460. https://doi.org/10.1590/S0034-89102005000300017