Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores

Autores

  • Lauro Antonio Porto Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva
  • Fernando Martins Carvalho Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva
  • Nelson Fernandes de Oliveira UFBA; Instituto de Matemática; Departamento de Estatística
  • Annibal Muniz Silvany Neto Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva
  • Tânia Maria de Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana; Departamento de Saúde
  • Eduardo José Farias Borges dos Reis Universidade Federal da Bahia; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva
  • Núria Serre Delcor UFBA; Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102006005000001

Palavras-chave:

Ensino fundamental e médio, Transtornos mentais, Saúde ocupacional, Condições de trabalho, Satisfação no emprego, Questionários^i1^sutiliza, Estudos transversais

Resumo

OBJETIVO: Investigar a associação entre aspectos psicossociais do trabalho e prevalência de distúrbios psíquicos em professores da educação infantil e do ensino fundamental. MÉTODOS: Estudo de corte transversal realizado com 1.024 professores das escolas públicas municipais e das 10 maiores escolas particulares de Vitória da Conquista, Estado da Bahia, em 2001. A variável de exposição principal foi constituída pelo modelo de demanda-controle, que classifica os indivíduos de acordo com as exigências do trabalho. A variável de resposta representou distúrbios psíquicos medidos pelo Questionário de auto-resposta. A medida de freqüência foi a prevalência, e a medida de associação foi a razão de prevalências. A principal técnica estatística utilizada foi a análise de regressão logística. RESULTADOS: A prevalência de distúrbios psíquicos foi de 44%. Evidenciou-se associação entre sua presença e as condições de demanda e controle no trabalho, após o controle do confundimento introduzido pelas variáveis sexo, zona de trabalho e suporte social. Os professores com trabalho de alta exigência apresentaram prevalência 1,5 vez maior que os com trabalho de baixa exigência. CONCLUSÕES: A prevalência de distúrbios psíquicos foi elevada entre professores. Há evidências de que a prevalência estava associada com as exigências do trabalho.

Publicado

2006-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Porto, L. A., Carvalho, F. M., Oliveira, N. F. de, Silvany Neto, A. M., Araújo, T. M. de, Reis, E. J. F. B. dos, & Delcor, N. S. (2006). Associação entre distúrbios psíquicos e aspectos psicossociais do trabalho de professores . Revista De Saúde Pública, 40(5), 818-826. https://doi.org/10.1590/S0034-89102006005000001