Fatores associados a sintomas depressivos em estudantes do ensino médio de São Paulo, Brasil

Autores

  • LC Zinn-Souza Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Ambiental
  • R Nagai Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Ambiental
  • LR Teixeira Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Ambiental
  • MRDO Latorre Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Ambiental
  • R Roberts University of Texas; School of Public Health; Health Science Center
  • SP Cooper University of Texas; School of Public Health; San Antonio Regional Campus
  • FM Fischer Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Saúde Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102008000100005

Palavras-chave:

Depressão, Adolescentes, Saúde mental, Adolescentes trabalhadores, Estudantes do ensino médio

Resumo

OBJETIVO: Investigar os fatores associados a sintomas depressivos em estudantes do ensino médio. MÉTODOS: Foi realizado estudo transversal com estudantes residentes no Município de São Paulo, Brasil, em 2001. O total de 724 estudantes com idades entre 14 e 18 anos preencheram questionários de condições de vida e saúde. Dentre eles, os estudantes trabalhadores (44,8%) e desempregados (22,9%) também responderam a um outro questionário de condições de trabalho. A regressão logística foi utilizada para determinar os fatores associados para apresentar distúrbios depressivos, utilizando-se a "situação ocupacional" para ajustar o modelo. RESULTADOS: A prevalência dos sintomas depressivos na população estudada foi de 7,5%; as taxas de acordo com o sexo foram de 39 (10,3%) e 15 (4,3%) nos adolescentes dos sexos feminino e masculino, respectivamente. A regressão logística mostrou que os fatores associados aos distúrbios depressivos são: baixo escore na auto-avaliação da saúde (OR=5,78), ser do sexo feminino (OR=2,45) e consumo de bebidas alcoólicas (OR=2,35). CONCLUSÕES: Os resultados mostraram que variáveis sociodemográficas, de estilo de vida e de saúde estavam associadas aos distúrbios depressivos. Esses achados sugerem a importância de que profissionais de saúde mental em escolas de ensino médio efetuem rastreio para reconhecer precocemente problemas mentais e fornecer aconselhamento aos estudantes.

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Publicado

2008-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Zinn-Souza, L., Nagai, R., Teixeira, L., Latorre, M., Roberts, R., Cooper, S., & Fischer, F. (2008). Fatores associados a sintomas depressivos em estudantes do ensino médio de São Paulo, Brasil . Revista De Saúde Pública, 42(1), 34-40. https://doi.org/10.1590/S0034-89102008000100005