Estudo comparativo de condutas de saúde entre universitários no início e no final do curso

Autores

  • Carolina da Franca Universidade de Pernambuco; Faculdade de Odontologia de Pernambuco
  • Viviane Colares Universidade de Pernambuco; Faculdade de Odontologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102008000300005

Palavras-chave:

Estudantes de Ciências da Saúde, Estilo de Vida, Conduta de Saúde, Conhecimentos^i1^sAtitudes e Prática em Sa, Questionários

Resumo

OBJETIVO: Analisar as diferenças nas condutas de saúde de estudantes da área de saúde de universidades públicas no início e no final do curso. MÉTODOS: Estudo realizado com amostra estratificada por curso e por universidade, de 735 estudantes de ciências da saúde de universidades públicas do estado de Pernambuco, em 2006. Os dados foram coletados com a aplicação do questionário National College Health Risk Behavior Survey, validado previamente para utilização com estudantes universitários. Para análise de associação foi utilizado o teste qui-quadrado ou exato de Fisher. Os resultados foram considerados significantes para p<0,05. RESULTADOS: A maioria dos estudantes era do gênero feminino (69,5%). Um menor percentual de estudantes ao final da graduação informou morar com os pais ou responsáveis. As condutas de violência, relacionadas ao peso e à atividade física não apresentaram diferenças significativas, assim como a maioria das condutas de segurança no trânsito e de alimentação. O consumo de álcool (68,8% vs 83,3%), tabaco (40,7% vs 52,5%) e inalantes (10,2% vs 21,9%) e a prática de relação sexual (62,5% vs 85,0%) foram mais freqüentes entre estudantes do final do curso, com diferenças estatisticamente significativas. CONCLUSÕES: Em geral, as condutas de saúde não diferiram significativamente entre os estudantes do início e os do final do curso de graduação na área de saúde.

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Franca, C. da, & Colares, V. (2008). Estudo comparativo de condutas de saúde entre universitários no início e no final do curso . Revista De Saúde Pública, 42(3), 420-427. https://doi.org/10.1590/S0034-89102008000300005