Desempenho de uma população brasileira no teste de alfabetização funcional para adultos na área de saúde

Autores

  • Maria Teresa Carthery-Goulart Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Renato Anghinah Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Renata Areza-Fegyveres Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Valeria Santoro Bahia Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Sonia Maria Dozzi Brucki Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Antonio Damin Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Ana Paula Formigoni Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Norberto Frota Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Carla Guariglia Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Alessandro F Jacinto Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Eliane Mayumi Kato Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Edson P Lima Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Letícia Mansur Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Daniel Moreira Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Ana Nóbrega Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Claudia Selitto Porto Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Mirna L H Senaha Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Mari-Nilva Maia da Silva Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Jerusa Smid Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Juliana N Souza-Talarico Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Marcia Radanovic Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia
  • Ricardo Nitrini Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Departamento de Neurologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102009005000031

Palavras-chave:

Adulto, Escolaridade, Compreensão, Educação, Testes de Linguagem, Questionários, Estudos de Validação, Educação em Saúde, Educação de Pacientes como Assunto

Resumo

OBJETIVO: Analisar os escores de instrumento que avalia habilidade de leitura e compreensão de materiais da área da saúde segundo escolaridade e idade. MÉTODOS: Foram avaliados 312 participantes saudáveis de diferentes idades por meio da versão reduzida do instrumento Test of Functional Health Literacy in Adults. O estudo foi realizado entre 2006 e 2007 na cidade de São Paulo (SP). O instrumento envolve materiais como frascos de medicamentos e cartões de agendamento de consultas, avaliando a compreensão de leitura e de conceitos numéricos. Os testes de correlação parcial e de Pearson e um modelo de regressão múltipla foram usados para verificar a associação entre os escores no instrumento, escolaridade e idade. RESULTADOS: As médias de idade e de escolaridade da amostra foram respectivamente 47,3 (dp=16,8 ) e 9,7 (dp=5; de um a 17 anos de estudo). O total de 32,4% da amostra mostraram déficits de alfabetização funcional/ uso de conceitos numéricos na área de saúde, com desempenho inadequado ou limítrofe no instrumento. Entre idosos (65 anos ou mais) esta taxa atingiu 51,6%. Encontrou-se correlação positiva entre anos de estudo e escores no instrumento (r=0,740; p<0,01) e correlação negativa entre idade e escores no instrumento (r=-0,259; p<0,01). A correlação entre escores no instrumento e idade não foi significante quando os efeitos da escolaridade foram controlados (r=-0,031, p=0,584). Uma associação significante (B=3,877, Beta=0,733; p<0,001) foi encontrada entre anos de estudo e escores no instrumento. A idade não foi uma variável preditiva no modelo (B=-0,035, Beta=-0,22; p=0,584). CONCLUSÕES: O instrumento é adequado para avaliar a alfabetização funcional em saúde na população brasileira. O elevado número de indivíduos classificados como analfabetos funcionais indica a importância de adoção de medidas especiais para ajudar estes indivíduos a compreenderem corretamente as orientações para cuidados de saúde.

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Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Carthery-Goulart, M. T., Anghinah, R., Areza-Fegyveres, R., Bahia, V. S., Brucki, S. M. D., Damin, A., Formigoni, A. P., Frota, N., Guariglia, C., Jacinto, A. F., Kato, E. M., Lima, E. P., Mansur, L., Moreira, D., Nóbrega, A., Porto, C. S., Senaha, M. L. H., Silva, M.-N. M. da, Smid, J., … Nitrini, R. (2009). Desempenho de uma população brasileira no teste de alfabetização funcional para adultos na área de saúde . Revista De Saúde Pública, 43(4), 631-638. https://doi.org/10.1590/S0034-89102009005000031