Validación de la versión brasilera del Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo en profesores
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000100015Palavras-chave:
Esgotamento Profissional, diagnóstico, Validade dos Testes, Reprodutibilidade dos Testes, Estudos de ValidaçãoResumo
OBJETIVO: Avaliar a validade fatorial e de construto da versão brasileira do "Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo" (CESQT). MÉTODOS: O processo de versão do questionário original do espanhol para o português incluiu as etapas de tradução, retrotradução e equivalência semântica. Foi realizada análise fatorial confirmatória e utilizados modelos de equações estruturais de quatro fatores, similar ao da estrutura original do CESQT. A amostra foi constituida de 714 professores que trabalhavam em instituições de ensino da cidade de Porto Alegre, RS, e região metropolitana 2008. O questionário possui 20 itens distribuídos em quatro subescalas: Ilusão pelo trabalho (5 itens), Desgaste psíquico (4 itens), Indolência (6 itens) e Culpa (5 itens). O modelo foi analisado com base no programa LISREL 8. RESULTADOS: As medidas de ajuste indicaram adequação do modelo hipotetizado: χ2(164) = 605,86 (p < 0,000), Goodness Fit Index = 0,92, Adjusted Goodness Fit Index = 0,90, Root Mean Square Error of Approximation = 0,062, Non-Normed Fit Index = 0,91, Comparative Fit Index = 0,92, Parsimony Normed Fit Index = 0,77. O valor de alfa de Cronbach para todas as subescalas foi maior que 0,70. CONCLUSÕES: Os resultados indicam que o CESQT possui validade fatorial e consistência interna adequada para avaliar burnout em professores brasileiros.Downloads
Publicado
2010-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
Gil-Monte, P. R., Carlotto, M. S., & Câmara, S. G. (2010). Validación de la versión brasilera del Cuestionario para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo en profesores . Revista De Saúde Pública, 44(1), 140-147. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000100015