Atuação dos coordenadores de grupos de saúde na rede docente assistencial

Autores

  • Luciane de Medeiros dos Santos Universidade Federal de São Paulo; Centro de Estudos do Envelhecimento
  • Eleonora Menicucci de Oliveira UNIFESP; Departamento de Medicina Preventiva
  • Maria Aparecida Crepaldi Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Ciências Humanas e Filosofia
  • Marco Aurélio Da Ros UFSC; Centro de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000100019

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Promoção da Saúde, recursos humanos, Humanização da Assistência, Centros de Saúde, Sistema Único de Saúde, Pesquisa Qualitativa, Empoderamento

Resumo

OBJETIVO: Analisar o modelo de atuação de coordenadores de grupos de promoção da saúde em unidades básicas de saúde vinculadas à formação de profissionais. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo qualitativo realizado no município de Florianópolis, SC, em 2001. Foram analisados quatro grupos, totalizando 24 sessões em unidades básicas de saúde. Procedeu-se à observação participante para iniciar o trabalho de campo. Os relatos foram analisados por meio da técnica de análise do discurso do tipo enunciativo-pragmático. ANÁLISE DOS RESULTADOS: As formas de atuação dos coordenadores congruentes ao modelo preventivista foram: opressiva, pedagógica bancária, biologicista e higienista, prescritiva de condutas e culpabilizadora, infantilizadora, redutora das problemáticas coletivas, desfavorecedora do setting grupal, além de utilização de solilóquio. As formas de atuação consonantes ao Modelo da Nova Promoção foram: facilitadora da livre expressão e autonomia, comunicadora empática, construcionista, acolhedora, utilizou a escuta ativa, além de promover a superação da violência e alienação. CONCLUSÕES: Os coordenadores atuaram primordialmente por meio do modelo preventivista e sem utilizar recursos técnicos e teóricos alusivos à metodologia grupal na área da saúde. As atuações identificadas nos modelos preventivista e a nova promoção da saúde desvelam características que se fundamentam, respectivamente, nas éticas da - opressão/subordinação e; - na cooperação/aceitação dos usuários como livres e responsáveis por suas escolhas e conseqüências.

Publicado

2010-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Santos, L. de M. dos, Oliveira, E. M. de, Crepaldi, M. A., & Aurélio Da Ros, M. (2010). Atuação dos coordenadores de grupos de saúde na rede docente assistencial . Revista De Saúde Pública, 44(1), 177-184. https://doi.org/10.1590/S0034-89102010000100019