Análise de informes publicitários distribuídos em farmácias e drogarias
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89102011000100024Palavras-chave:
Propaganda Controle da Publicidade de Produtos, Publicidade de Medicamentos, Propaganda, Farmácias, Vigilância SanitáriaResumo
Análise documental com o objetivo de avaliar informes publicitários distribuídos em farmácias e drogarias quanto a sua adequação às Resoluções da Diretoria Colegiada 102/2000 e 96/2008 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Informes publicitários distribuídos em cinco farmácias e drogarias de Tubarão, SC, foram coletados entre maio e novembro de 2008. Os 17 informes analisados divulgavam 2.444 produtos, sendo 680 medicamentos. Destes, 13,7% eram tarjados, a metade não apresentava o número de registro no Ministério da Saúde e entre os que apresentavam este dado, 77,9% não conferiam. Informações sobre indicação e segurança dos medicamentos foram omitidas. Os resultados evidenciam que os informes não estão de acordo com as resoluções consideradas.Downloads
Publicado
2011-02-01
Edição
Seção
Comunicação Breve
Como Citar
Galato, D., Pereira, G. B., & Valgas, C. (2011). Análise de informes publicitários distribuídos em farmácias e drogarias . Revista De Saúde Pública, 45(1), 212-215. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011000100024