Patrocínio de programas de atividade física por parte das indústrias de bebidas açucaradas: saúde pública ou relações públicas?
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0034-89102011000200022Palavras-chave:
Nutrição em Saúde Pública, Atividade física, Refrigerantes, Indústria de bebidas gaseificadas, Conflito de interessesResumo
A crescente evidência sobre os vínculos entre consumo de bebidas açucaradas, obesidade e outras doenças crônicas levanta a necessidade de implementar ações políticas que transcendam as intervenções centradas exclusivamente na responsabilidade individual. Temendo que isso afete seus objetivos, a indústria de bebidas açucaradas realiza um extenso lobby político em altas esferas governamentais da região. Essa estratégia tem sido acompanhada dos chamados programas de responsabilidade socioempresarial dirigidos a financiar iniciativas que promovam a atividade física. Esses esforços, aparentemente altruístas, visam melhorar a imagem pública dessas indústrias e obter maior influência política diante de regulações contrárias a seus interesses. Se esse setor da indústria deseja contribuir realmente com o bem-estar humano, como publicamente expressa, deveria evitar obstruir iniciativas dirigidas a regular a comercialização, comércio e oferta de seus produtos.Downloads
Publicado
2011-04-01
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Como Citar
Gómez, L., Jacoby, E., Ibarra, L., Lucumí, D., Hernandez, A., Parra, D., Florindo, A., & Hallal, P. (2011). Patrocínio de programas de atividade física por parte das indústrias de bebidas açucaradas: saúde pública ou relações públicas? . Revista De Saúde Pública, 45(2), 423-427. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011000200022