Propaganda de álcool e associação ao consumo de cerveja por adolescentes

Autores

  • Roberta Faria Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica
  • Alan Vendrame Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica
  • Rebeca Silva Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica
  • Ilana Pinsky Universidade Federal de São Paulo; Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000017

Palavras-chave:

Comportamento do Adolescente, Consumo de Bebidas Alcoólicas, Propaganda, Conhecimentos^i1^sAtitudes e Prática em Sa

Resumo

OBJETIVO: Analisar a associação entre propaganda de álcool e o consumo de cerveja por adolescentes. MÉTODOS: Foram entrevistados 1.115 estudantes de 7º e 8º anos de três escolas públicas de São Bernardo do Campo, SP, em 2006. As variáveis independentes foram: atenção prestada às propagandas de álcool, crença na veracidade das propagandas, resposta afetiva às propagandas, uso prévio de cigarro, entre outras. A variável dependente foi consumo de cerveja nos últimos 30 dias. Análises de regressões logísticas univariada e múltipla foram realizadas. Idade, importância dada à religião e ter banheiro em casa foram utilizadas como controle. RESULTADOS: O consumo de cerveja nos últimos 30 dias esteve associado ao uso de cigarro (OR = 4,551), ter uma marca preferida de bebida alcoólica (OR = 5,150), não ser monitorado pelos pais (OR = 2,139), achar que as festas que freqüentam parecem-se com as de comerciais (OR = 1,712), prestar muita atenção aos comerciais (OR = 1,563) e acreditar que os comerciais falam a verdade (OR = 2,122). Essa associação manteve-se mesmo na presença de outras variáveis associadas ao seu consumo. CONCLUSÕES: As propagandas de bebidas alcoólicas associam-se positivamente ao consumo recente de cerveja, por remetem os adolescentes à própria realidade ou por fazê-los acreditar em sua veracidade. Limitar a veiculação de propagandas de bebidas alcoólicas pode ser um dos caminhos para a prevenção do uso e abuso de álcool por adolescentes.

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Faria, R., Vendrame, A., Silva, R., & Pinsky, I. (2011). Propaganda de álcool e associação ao consumo de cerveja por adolescentes . Revista De Saúde Pública, 45(3), 441-447. https://doi.org/10.1590/S0034-89102011005000017